top of page

Cápsulas WEE - Claude Cahun


claude cahun

Claude Cahun, artista com multiplicidade conjuntural a frente de seu tempo. Desenvolvendo trabalhos esculturais e escritos foi com fotografia que Claude explorou a fundo múltiplas formas de se reconhecer, expressar e questionar dualidades e reconhecimento de gêneros.


" Sob esta máscara, outra máscara. Eu nunca acabarei de mostrar todas estas faces " - Com auto retratos que exploravam diferentes representações de si, havia negações de feminilidade e ao mesmo tempo provocações estéticas de ser mulher à época do Movimento Surrealista. Movimento que pouco explorou e projetou Claude se compararmos à demais artistas de seu tempo.


Autenticidade que ia além de obras e trabalhos, Claude Cahun, na realidade, se chamava Lucy Renee Mathilde Schwob por batismo, mas, adotou Claude como identidade que não definia gênero. Junto de Marcel Moore (Suzanne Malherbe, por batismo) e dupla amorosa e profissional, trabalhou temas de inconsciência, fantasia e distorções de objetos comuns, tendo como identidade obras colaborativas e com frequente mistura de dois corpos como unidade criativa.


Mudou-se de França para Inglaterra e por fim viveu em Jersey (Canal da Mancha) fugindo de perseguições nazistas à judeus e homossexuais, ainda assim, junto de Marcel, combateu e expôs atrocidades nazistas através de textos compartilhados com demais artistas e panfletos distribuídos por Claude e Marcel à população.


Com reconhecimento mais profundo a partir de 1990, teve obras expostas em São Paulo (34º Bienal / 2021). Mas, ainda com pouca abrangência, Claude tem força contemporânea, e até mesmo a frente de nosso tempo, em obras potentes e capazes de provocar infinidade de debates relevantes sobre óticas de sociedades, sentimentos e (re)conhecimento humano.


Multiplicidade, transformação, constância e originalidade são palavras chave que definem Claude Cahun para nós, inspiração que surgiu em Melting Stones (acervo limitado) e que se faz presente em Claude - acervo permanente, múltiplo e em constante mutação.



Vinícius





Comments


bottom of page