top of page

Experiência AR


O Metaverso e as experiências virtuais tem sido um tema recorrente, do universo eletrônico ao artístico, todos tem explorado essa nova forma de comunicação e expressão. Cada vez mais presente em nossa rotina, acreditamos que o virtual tende a se fundir cada vez mais ao físico, é claro que nada é definitivo e esse processo envolve tempo, tempo de adaptação, de usabilidade, de hábito. Tendências que naturalmente vão criando familiaridade e possibilitam que a tecnologia agregue facilidades a nossa rotina.


Com o lançamento da coleção Miragem nos aventuramos em uma apresentação 100% virtual. É verdade que na época do lançamento, em Julho de 2021, seguíamos com os protocolos de distanciamento social por conta da COVID-19. Era então, o momento perfeito para esse teste. Aproximaríamos as novas joias de nossos amigos, oferecendo uma experiência visual que iria além das fotos de campanha impressas ou vistas pelo computador.


Foi assim que, em parceria com a empresa Songtiles desenvolvemos o press kit das joias da família Oásis, no qual uma base de acrílico poderia ser escaneada pelos celulares revelando as joias em 3D, trazendo uma experiência de proximidade, quase que de toque, e muito mais sensível do que catálogos impressos convencionais. Posteriormente, disponibilizamos a mesma imagem da base de acrílico por e-mail, para que todos que já se inscreveram em nosso site pudessem compartilhar dessa experiência de realidade aumentada (sigla em inglês "AR").


Havia, de fato, um certo receio, como tudo que é muito novo costuma causar na gente, sobre a usabilidade e engajamento da ação. Porém, a resposta de todos que utilizaram o recurso acabou se revelando bastante positiva. Claro que alguns refinamentos são sempre necessários quando falamos de novas tecnologias, como dissemos no início do post, é preciso criar familiaridade entre os mundos real e virtual. Pequenos ajustes entre plataformas e sistemas também acontecem e as integrações muitas vezes precisam ser revistas, no nosso caso, o Instagram era o meio digital que permitia a leitura da imagem, e atualmente não é possível acessar o recurso por conta de atualizações de sistema. Ainda assim, ficamos bastante satisfeitos com o resultado proporcionado na época com esse modelo digital.


Aqui na WEE estamos constantemente estudando e debatendo diferentes maneiras de agregar experiências capazes de potencializar a sensibilidade do que oferecemos. Buscamos nos aproximar de um ambiente em constante desenvolvimento mútuo, afinal, nos interessa aprender com nossos parceiros, amigos e clientes. Compartilhar assim uma nova maneira de vivenciar o cotidiano. Vocês sabem que resgatar memórias é um hábito nosso, por isso decidimos relembrar o momento em que a família Oásis foi apresentada e manter viva a porta para experimentação e inovação.


Vinícius












コメント


bottom of page